Newsletter | Edição 13
03 março -2015

 

Entrevista: Efeito dos eletrólitos nos equilíbrios químicos

 

As reações químicas tendem a um estado de equilíbrio, descrito como a condição de reação em que a razão das concentrações de reagentes e produtos é constante. Porém, sabe-se que as reações químicas não cessam quando o estado de equilíbrio é atingido, e que ele pode ser afetado por eletrólitos presentes na solução, mesmo que não estejam participando efetivamente da reação.

 

A Analitica News conversou com Genilson Santana, professor do curso de Química da Universidade Federal do Amazonas, mestre em Química Analítica e doutor em Físico-Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, sobre o efeito que os eletrólitos podem causar nos equilíbrios químicos. O efeito de um eletrólito ocorre devido à atração eletrostática que se estabelece entre os íons do eletrólito e os íons da espécie química reagente de carga oposta.

 

Analitica News: Qual o papel dos eletrólitos nos equilíbrios químicos?

Genilson Santana: Os eletrólitos assumem um papel no equilíbrio se considerarmos que determinado equilíbrio químico depende das interações entre alguns componentes. Por exemplo: para o processo de dissociação do cloreto de prata, AgCl = Ag+  + Cl-, depende da liberação de íons Ag+ e Cl-, bem como da junção dos Ag+ e Cl-, sem os eletrólitos não há equilíbrios químicos.

 

Analitica News: Quais são os equilíbrios mais importantes para a química analítica?

Santana: Ácido-base, precipitação de complexos e oxirredução

 

Analitica News: De que maneira os eletrólitos afetam os equilíbrios químicos? Em qual momento eles podem ser prejudiciais?

Santana: Se pensamos que um equilíbrio químico, geralmente, existe por causa dos eletrólitos, podemos afirmar que os eletrólitos afetam os equilíbrios químicos em todos os seus momentos. Para ser prejudicial vai depender do ponto vista que você está analisando. Por exemplo: AgCl + 1e = Ag + Cl-, do ponto de vista da redução dos íons prata (Ag+) a presença dos íons cloretos (Cl-) é prejudicial, pois a redução dos íons prata será reduzida. Por outro lado, esse sistema é interessante para uma medida do valor de pH. Essa reação corresponde ao eletrodo de referência que faz parte dos eletrodos combinados que medem o valor de pH. Portanto, o que importa é explorar o equilíbrio químico para se ter um resultado favorável. A verdade é que ele ocorrerá de qualquer forma para mudar o valor de pH, precipitar, formar complexos e/ou oxidar/reduzir determinado íon e/ou substâncias

 

Analitica News: Como e por que ocorre o efeito de um eletrólito?

Santana: A formação de um eletrólito ocorre porque o solvente consegue romper as forças eletrostáticas de um soluto. Por exemplo: o NaCl; a água consegue romper as forção negativas e positivas que mantêm o íon sódio (Na+) unido com os íons cloreto (Cl-). O eletrólito é formado assim. A partir daí, em solução, começam a interagir entre si, devido às suas cargas negativas e positivas.

 

Analitica News: Em quais situações são usados eletrólitos para que se obtenha como resultado um equilíbrio químico?

Santana: Um equilíbrio é obtido todas as vezes que iremos preparar uma solução. Ao ser misturado um soluto em um solvente, a partir desse momento temos um equilíbrio. O equilíbrio pode ser formado por um deslocamento completamente deslocado no sentido dos produtos ou no sentido dos reagentes. Assim teremos: AB--> A+ + B+ ou AB <--A+ + B+ ou AB=A+ + B+. Em princípio, o sentido do equilíbrio tem relação direta com a capacidade do solvente em dissolver ou ionizar o soluto.

 

Analitica News: O que diferencia eletrólitos fortes de eletrólitos fracos? Qual o papel de cada um na química analítica?

Santana: Ser um eletrólito forte ou fraco depende do solvente. O solvente mais estudado é a água, então ser um eletrólito forte é se dissolver totalmente, ou seja, formar praticamente 100% de íons. O exemplo clássico é o cloreto de sódio (sal de cozinha). Uma colher de chá de sal de cozinha é dissolvida totalmente no solvente água; ai temos um eletrólito forte. Agora, o ácido acético é um eletrólito fraco, pois apenas uma parcela dele é ionizada pela água. A química analítica tem interesse nas soluções aquosas de eletrólitos, sejam eles fortes ou fracos.

   


 

   VOLTAR    

Feira Internacional de Tecnologia para Laboratórios, Análises, Biotecnologia e Controle de Qualidade
 

A Analitica Latin America é um dos principais pontos de encontro mundiais da indústria química e analítica. Fornecedores, distribuidores e fabricantes dos setores de tecnologia laboratorial, biotecnologia e controle de qualidade apresentam as últimas novidades e tendências do setor neste evento bienal. 

Evento
Perfil
Expositores
Planta
Apoio
Expositores
Por que Expor
Quero Expor
Edição Anterior
Montagem
Visitantes
Por que Visitar
Planta
Lançamento
Como chegar
Contato
Por que Visitar
Planta
Lançamento
Como chegar
 -

 

2015 - Direitos Reservados Conteúdo
 -