Newsletter | Edição 14
17 março -2015

 

Pesquisadores desenvolvem estudos com fertilizantes 


Redução de custos e o aumento dos lucros são fundamentais para acelerar o crescimento das indústrias, mas é preciso muito cuidado quanto ao descarte de efluentes resultantes dos processos industriais. Preocupados com o descarte incorreto, pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estão desenvolvendo uma pesquisa em parceria com a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen/SE). 

 

A pesquisa tem por objetivo  estudar a otimização de um reator de membrana na produção de hidrogênio e tratar efluentes com compostos nitrogenados oriundos da dose de fertilizantes. 

 

O estudo conta com a participação do Grupo de Pesquisa que trabalha na atuação de gás-química e fertilizantes junto com Departamento de Engenharia Química da UFS. O projeto foi aprovado no edital do Programa de Apoio a Núcleos Emergentes de Pesquisas (Pronem) e está sendo financiado pelo Governo do Estado, através da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec/SE), em parceria com Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

 

O Pronem tem por objetivo abrir caminhos para consolidação de linhas de pesquisas incentivando a formação de novos núcleos de excelência buscando dar suporte financeiro aos trabalhos dos grupos de pesquisas ligados a instituições públicas ou privadas de ensino superior e pesquisa no Estado de Sergipe. 

 

Biotecnologia                 

                                     

O pesquisador explica que uma das etapas da pesquisa é a utilização de microalgas que tem por objetivo decompor algum tipo de produto e resíduos químicos oriundo dos fertilizantes. “Vimos que existem microalgas específicas que podem ser utilizadas por meio de compostos nitrogenados, então quando vimos essa aplicação nós imaginamos a utilização de algum tipo de microalgas para tratar efluentes da Fafen, e que tenha algum tipo de compostos nitrogenados ,” explica. 

 

O técnico do Laboratório de Bioquímica Industrial, Diego Fonseca, explica  por meio de experimentos a passagem do efluente através do bombeamento do protótipo. “Com a passagem do efluente, a microalgas vai reter do efluente, o fosfato e o nitrato. Esses poluentes orgânicos serão utilizados como forma de alimentos e nutrientes dos próprios processos metabólicos das microalgas”, explica.  

 

Segundo Diego Fonseca, as microalgas além de eliminar os efluentes, elas vão proporcionar o crescimento para cultivo das microalgas como fonte de biodiesel e alimentos nutritivos. “É nesse processo que vai eliminar o efluente gerando o crescimento das microalgas, e posteriormente, essas microalgas podem ser utilizadas na produção de biodiesel para a utilização em carros ou em caminhões”, explica Diego que complementa ainda destacando a importância das microalgas também na produção de suplemento alimentar, confecção de biscoitos, bolos e alimentos. 

 

Produção de hidrogênio 


De acordo com o coordenador da pesquisa, professor Rogério Luz, o processo de otimização inicia com o aumento do rendimento na produção ou a diminuição dos custos.  “Nós temos que equacionar o processo de uma forma que forneça qual seria o custo final, ou então, o rendimento total. Tendo esse equacionamento todo, geraria essas duas variáveis que vou usar um algoritmo de otimização e nesse projeto nosso fizemos a proposta de utilizar o algoritmo genético (utilizando leis da mutação, biologia, reprodução, matematicamente trazendo isso com algumas contas)”. 

 

Segundo Rogério Luz, esse algoritmo já foi testado na literatura várias vezes e ele consegue encontrar dentro do modelo matemático qual seria o melhor valor variando alguns parâmetros: temperatura, pressão, vazão, composição e eles avaliam qual seria o conjunto de melhor rendimento e custos. 

 

Fonte: Portal Infonet 

 

 

 

   VOLTAR    

Feira Internacional de Tecnologia para Laboratórios, Análises, Biotecnologia e Controle de Qualidade
 

A Analitica Latin America é um dos principais pontos de encontro mundiais da indústria química e analítica. Fornecedores, distribuidores e fabricantes dos setores de tecnologia laboratorial, biotecnologia e controle de qualidade apresentam as últimas novidades e tendências do setor neste evento bienal. 

Evento
Perfil
Expositores
Planta
Apoio
Expositores
Por que Expor
Quero Expor
Edição Anterior
Montagem
Visitantes
Por que Visitar
Planta
Lançamento
Como chegar
Contato
Por que Visitar
Planta
Lançamento
Como chegar
 -

 

2015 - Direitos Reservados Conteúdo
 -