
A farmacêutica mineira Pharlab entrou em um novo ciclo após ser adquirida por um grupo de empreendedores liderado por Nelson Libbos, executivo com mais de cinco décadas de experiência na indústria farmacêutica. A companhia que integrou o grupo francês Servier por 13 anos volta ao controle nacional com planos de ampliar o portfólio e acelerar investimentos em inovação.
De acordo com o CEO Eduardo Martins, a Pharlab cresceu dez vezes desde a integração com a Servier e agora se prepara para diversificar áreas terapêuticas e expandir presença no mercado. Para o executivo, a mudança representa “um casamento de aspirações” que deve fortalecer a atuação da fabricante de genéricos e similares.
Expansão em Minas
Com sede em Lagoa da Prata (MG), a companhia que adotará o nome Merrell Lepetit, mantendo a marca Pharlab para a linha de genéricos, prevê gerar 180 novos empregos nos próximos dois anos. O parque industrial tem capacidade para produzir 12 milhões de unidades por mês e conta com 160 apresentações de medicamentos, das quais 42 são exclusivas ou têm baixa concorrência.
A nova governança planeja reforçar a presença em medicamentos de prescrição e OTC, além de preparar a entrada no segmento de dermocosméticos. Também estão nos planos ampliar parcerias com o poder público e buscar oportunidades em mercados maduros da Ásia e Europa para trazer medicamentos baseados em inovação incremental e radical ao país.
Fonte: O Tempo
Foto: Divulgação - Nelson Libbos, novo presidente do conselho e o CEO Eduardo Martins